sexta-feira, 19 de maio de 2017

Encontrei minha liberdade depois da separação

Encontrando a liberdade após o divórcio

"Se libertar do passado traz a liberdade para construir um futuro...

Recentemente, estávamos falando sobre escravidão, pois era um dos temas estudados na escola, e isso me fez pensar sobre o meu próprio divórcio e a liberdade que me trouxe.
Não me interpretem mal, não estou defendendo o divórcio. Desejo a todos os casais um conto de fadas um para feliz-para -sempre-depois, e para cada criança uma família segura e amorosa para crescer. No entanto, há momentos em que o divórcio é a melhor ou única opção, e na verdade oferece um monte de valores transitório.

Aqui estão algumas reflexões que fiz durante meu crescimento pessoal após o divórcio:

1. Da dor e do sofrimento para a felicidade e saúde.
Passar pelo divórcio significava inevitavelmente que os últimos anos no meu casamento não eram os melhores. Eles foram marcados por angústia e tristeza sobre o que poderia ter sido, o medo de perder o meu parceiro e a ansiedade sobre um futuro incerto que estava pela frente. Minha saúde sofreu como resultado do trauma contínuo da minha família nos despedaçamos e a depressão foi me atingindo gradualmente.
Crescer e trabalhar meus traumas curaram minhas mágoa e curou uma grande parte da minha tristeza, aprendi o poder da aceitação. O medo cessou quando eu recuperei a esperança de um novo futuro do meu jeito com minhas condições e dentro da minhas possibilidades. Consegui enxergar o aperto do meu passado que me permitiu abraçar a realidade do meu presente e então começar a construir um futuro saudável.

2. Guerra e paz.
Vivia em conflito! Eram argumentações intermináveis e cada vez piores e maiores sobre tudo que é tipo de questões desde as mais simples. Não podíamos concordar mais estávamos obscurecendo nossa existência diária. Eramos bombas que a qualquer momento explodiam em substituição. Estávamos sendo desonestos com nossos sentimentos e ações e percebi que nunca tivemos uma conexão íntima de verdade tudo isso me deixou desiludida em uma trincheira profunda e repugnante.
Vivíamos em desacordo e quando nos separamos por um bom tempo isso continuou, mas aos poucos fui me afastando e estou aprendendo a tolerar nossas diferenças..., pois cada um tem seu espaço privado para recuar e para refletir. Hoje, com certeza me sinto menos ameaçada o que me trouxe uma nova perspectiva para os nossos problemas e me permitiu ver erros que eu precisava corrigir inclusive oferecer desculpas para meu comportamento.

3. Estresse e harmonia.
Viver com estresse constante de um casamento fracassado teve seu impacto sobre mim como dores de cabeça de tensão, espasmos musculares, aumento de peso e depressão e tanto outros sintomas de fundo nervoso, noites sem dormir e dias cansativos malabarismo de maternidade, trabalho e forças para defender-me uma batalha após batalha. Era um ambiente de guerra e desconfiança.
Embora após o divórcio meus fatores de estresse inicialmente aumentaram exponencialmente, o novo status quo me levou a avaliar minhas escolhas de estilo de vida e fazer ajustes para evitar uma completa desagregação. Na minha busca por soluções, descobri maneiras melhores de gerir o stress e manter o meu bem-estar pessoal, independentemente dos altos e baixos da vida.

4. De vítima à uma líder corajosa.
As inúmeras vezes que exclamei: "Como isso aconteceu?" Ou "O que eu fiz para merecer isso?" Ou "Por que eu?" Foi caustico, porque me queimei por inteira. Não tinha absolutamente nenhuma ideia de como lidar com a situação e por estar totalmente equivocada sobre a minha representação legal, fiquei presa em um ciclo de auto-piedade e me considerei como a vítima inocente dessa horrível injustiça.
Desesperada com um divórcio , fiz um acordo que me trouxe inúmeros prejuízos que carreguei com uma penalidade por todos os erros que sofri e cometi. Mas, na verdade tudo que consegui foi um nariz sangrento e um olho roxo, forçando-me a dar uma longa e dura olhada no espelho. A verdade literalmente me atingiu no rosto quando percebi que era a única responsável por mim e como minha vida acabou. Reuni a coragem de sair da escuridão para a luz.

5. Perdi toda minha confiança.
Nenhum de nós se casa com a expectativa de um dia passar por um divórcio, por isso admitir a mim mesmo que eu tinha falhado no roteiro do meu próprio conto de fadas foi doloroso. Me golpeei com a introspecção, procurando o que eu havia feito de errado, onde eu poderia ter feito algo melhor, por que eu não vi isso acontecer, e como diabos iria sobreviver...
Procurei profundamente dentro de mim, consegui, pela primeira vez, descobrir meu valor real, meu propósito e meus maiores valores. Isso me permitiu levantar a cabeça novamente e escolher um novo caminho para escrever o próximo capítulo da minha história com confiança.

6. Ressentimento e perdão.
Meu coração estava poluído de ressentimento em relação ao meu ex-marido que me decepcionara, aos meus sogros (que nunca apoiaram nosso casamento), aos nossos amigos que escolheram os lados e à minha própria família, que foram tão rápidos em dizer " Eu disse a você e que por fim acabaram me "Abandonado e humilhado, eu nutrido meu amargo cinismo.
O impacto do perdão e do auto perdão e me surpreendeu, aprendi a contar com a reciprocidade de outras pessoas. Gradualmente me tornei mais viável e aprendi a deixar de lado o impacto de toda a negatividade. Procurei simplesmente me perdoar pelas coisas que eu desejei nunca ter feito. Desse novo ponto de vista, tornei-me capaz de perdoar graciosamente os outros sem pedir desculpas ou restituição.

7. Culpa e alívio.
Percebendo que não podia mais honrar a vida que eu estava levando ou manter as promessas que fiz para sustentá-la me afundei em auto-culpa. Sempre senti que era minha responsabilidade manter todos juntos, para certifica-me de que todos estavam felizes, mas eu estava falhando miseravelmente. O preço meu marido e meus filhos tiveram que pagar por não ser uma melhor esposa e mãe. Isso se tornou um peso tremendo sobre os meus ombros.
Foi apenas alguns anos depois, quando ouvi os risos espontâneos de meus filhos pela primeira vez depois de tempos, que comecei a acreditar nas decisões e escolhas que fiz. Quando olhei pela janela e senti o alívio emergir de meu peito, eu soube que havia feito o melhor, e a culpa começou a diminuir lentamente.

8. Vergonha e orgulho.
De todas as emoções, sentir me envergonhada por estar me divorciado foi provavelmente uma das mais difíceis. A vergonha de ser uma mãe que deixa seus filhos sofrerem da pior maneira possível, ao optar por me divorciar de seu pai de suas vidas diárias era insuportável às vezes. A vergonha de não ser capaz de concertar e fazer minha família funcionar. Desistindo. Os inúmero erros, erros de julgamento, oportunidades perdidas e dúvidas era tudo vergonhoso, que muitas vezes não podia suportar olhar para frente ou nos olhos dos meus filhos.
A vergonha fertilizou meu crescimento interior, reafirmou a importância vital da honestidade, fortalecer minha compaixão por mães e pais, me obrigou a lutar sempre por algo melhor e perseguir uma vida autêntica, significativa e consciente.
O divórcio quebrou os grilhões do cativeiro de meu próprio coração e mente, e facilitou uma transição atrasada para a verdadeira liberdade. Liberdade para aprender, viver e amar.

Martína Mädche, sou fundadora do blog, sendo que este projeto busca inspirar e transformar as vidas de pessoas. Tenho familiaridade com as conversas internas que temos. Conheço pessoalmente o diálogo interno negativo que e se manifesta a vergonha em tudo: relacionamentos, comunicação, parentalidade, o caminhar da vida. Através de minhas experiências familiares e profissionais, procuro ajudar homens e mulheres a percorrerem o processo de libertar-se de suas lutas internas. Nesse blog encontrarão orientações, diversas práticas e treinamentos que visam dar apoio  em momentos de conflito e crise familiares. 

Caso precise entrar em contato: Martína Mädche
Advogada e Profissional de Ajuda.
Contato: martina.madche@gmail.com
Grupo de Apoio do face: Separei e Agora?
Comunidade: Martina.Mädche
Comunidade: Divórcio para Eles
Comunidade: Divórcio para Elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário