quarta-feira, 10 de maio de 2017

Amor do Conto de Fadas e o amor de alma gêmea

O amor de conto de fadas x amor de alma gêmea
adaptação do texto de Kate Rose


Acreditamos em uma coisa chamada amor...

Quando era jovem, acreditava em contos de fadas - ou pelo menos eu queria.

Queria ser uma princesa que seria resgatada e cuidada, porém ninguém me disse que depois de ser resgatada e instalada no castelo as coisas não seriam muito divertidas.

Não é divertido viver assim, só porque alguém um dia disse que devemos viver assim. 

Depois que larguei minha coroa, passei por uma fase cínica amarga. Zombei da ideia de almas gêmeas. Não acreditava nos ideais românticos ou na poesia do amor. Absorvia os ideais das pessoas ao meu redor e me via pensando que cada um de nós é compatível com várias pessoas nesta vida. É tudo sobre quem escolhemos amar.

Agora, mais inteligente, mais velha, vejo que tudo é uma tremenda besteira.

Há uma razão pela qual tanto tem sido escrito sobre esse tipo de amor - ele realmente existe. Se encontramos ou escolhemos nossa alma gêmea nesta vida, essa é outra história.

Mas o amor de alma gêmea existe. 

E embora esteja confiante neste tipo profundo de conexão entre duas pessoas, eu não acredito em contos de fadas. Não vejo o amor assim penso que é precisamente por isso que tantas pessoas se confundem e acabam não levando isso a sério.

O amor de alma gêmea que desejamos não se parece nada com o que idealizamos. Nem sempre é bonito ou feliz. Não é aquele sonho todo, nem todas aquelas borboletas existem... a perda do senso comum e explosões espontâneas de não é toda aquela maravilhosidade. Não é alguém fazendo tudo o que queremos. E não são duas pessoas que estão tão encantadas em uma felicidade sem fim...

O amor de alma gêmea nunca será perfeito, porque se fosse, faltava o ingrediente necessário para ser uma alma gêmea: a habilidade de nos mudar.

Mudança só vem da oposição, e só uma alma gêmea pode ser uma oposição amorosa que não tenta nos mudar, mas sim inspira mudança dentro de nós e em nossas vidas.

O amor da alma gêmea que desejamos é sujo e imperfeito. É confuso e problemático, às vezes, mas também está em nossas veias, e não importa o quão duro nós tentamos, nós simplesmente não podemos desistir dele. É insônia às 2 da manhã, e uma fome que não podemos satisfazer. Não se trata de viver uma vida que pareça boa para os outros - é sobre viver uma vida que se sente bem até o fundo de nossa alma interior.

Este não é o conteúdo dos contos de fadas, porque um amor como este precisa de coragem sangrenta - a coragem de deixar ir tudo o que deveria ser, incluindo como devemos amar.

É deixar de viver com a necessidade de paradigmas, para viver viajando juntos para descobrir o que funciona melhor para eles. Trata-se de amar livremente para que não só haja espaço nessa união, mas também fluidez. É a coragem de ficar separado de todos os outros com confiança, sabendo que estamos vivendo a vida que é melhor para nós.

Ser almas gêmeas não é uma escolha - não podemos escolher a pessoa com a qual sentimos uma conexão que vai além da razão - mas embarcar numa viagem com nossa alma gêmea é.

Às vezes, ainda não estamos prontos para o tipo de amor que uma alma gêmea pode oferecer. É um amor desalentador, honestamente autêntico que rasga nossos corações de nosso peito. Mas oh, também é muito lindo.

E isso é o que nos mantém voltando para mais.

Todos nós temos a capacidade de escolher com quem gostaríamos de estar. Às vezes é mais fácil escolher o caminho com menor resistência, mas nenhuma grande história de amor começou, porque era fácil para duas pessoas estarem juntas. A grandeza não pode nascer da simplicidade.

O grande amor nasce dos desafios e da capacidade de superá-los.

É caminhar pela escuridão com a fé que haverá luz do outro lado. É o problema de matemática que simplesmente não pode ser resolvido. É tudo o que nunca sabíamos que queríamos e precisávamos. Não é saber como a história vai acabar, mas estar feliz de ser você mesmo dentro dela.

Não é acreditar em finais felizes, porque escolher o amor da alma gêmea é apenas o começo de uma jornada.

É uma jornada de amor e auto-descoberta que se enrolará em torno de nossos corações, e florescerá sem que nem nos apercebamos disso. Estar sorrindo sem motivo, e receber beijos na clavícula. É o amor que sentimos não em nossos corações, mas em nossas almas.

Essa é a diferença.


Por Martína Mädche
Martína Mädche, sou fundadora do blog, sendo que este projeto busca inspirar e transformar as vidas de pessoas. Tenho familiaridade com as conversas internas que temos. Conheço pessoalmente o diálogo interno negativo que e se manifesta a vergonha em tudo: relacionamentos, comunicação, parentalidade, o caminhar da vida. Através de minhas experiências familiares e profissionais, procuro ajudar homens e mulheres a percorrerem o processo de libertar-se de suas lutas internas. Nesse blog encontrarão orientações, diversas práticas e treinamentos que visam dar apoio  em momentos de conflito e crise familiares. 

Caso precise entrar em contato: Martína Mädche
Advogada e Profissional de Ajuda.
Contato: martina.madche@gmail.com
Grupo de Apoio do face: Separei e Agora?
Comunidade: Martina.Mädche
Comunidade: Divórcio para Eles
Comunidade: Divórcio para Elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário