domingo, 21 de maio de 2017

Contato Zero - Como terminar o contato com o Ex


Iniciando o Contato Zero – Quando um relacionamento abusivo termina



Quando devo iniciar a ausência de contato: IMEDIATAMENTE. Se o seu ex- terminou com você, IMEDIATAMENTE inicie o modo sem contato. Qualquer contato que você tiver vai tornar o rompimento pior.

Quanto mais você se envolver na fase de mendicância / negociação, quanto mais tempo você levar para curar ... é bem, provavelmente, que menor será o respeito que você terá por si mesmo quando tudo acabar.

Você não precisa anunciar uma política de não-contato. Seu ex- terminou com você. É isso aí. A partir desse ponto, a partir de agora é tudo sobre VOCÊ. É sobre SUA dor, SUA cura, SEU futuro, SUA felicidade, SUA vida.

A única coisa que você pode controlar é você mesmo, então o foco está em VOCÊ, não em seu ex-. Seu ex- não está mais na foto e não há nenhuma obrigação de dizer os motivos porque você o bloqueou ou colocou para fora de sua vida. Você não precisa explicar por que você não está fazendo contato; Ninguém vai entender.

Nenhum contato é para você; 

Não é uma estratégia para obter ex- de volta...

A estratégia de nenhum contato é melhor, e não posso repetir muitas vezes : para VOCÊ. Não é uma estratégia para fazer com que você o perca ou implore para você voltar para estarem juntos novamente.

Após o rompimento de uma relação, todos nós ganhamos uma habilidade praticamente ilimitada para justificar diversas loucuras. Os leitores que têm compartilhado suas histórias comigo aqui muitas vezes tentam racionalizar a explicação e a estratégia de uma comunicação de não-contato, porque eles acham que vai ser útil para a sua própria cura pessoal. Ou eles explicam que é para ser bom com o ex-: eles "sabem" que o ex- vai ficar muito preocupado se não houver contato diário após o final do relacionamento.

Os próprios leitores me escreveram mais tarde para dizer que depois de alguns meses, eles perceberam como foram ridículas suas desculpas. Ninguém admitirá isso no momento, mas depois a verdade é clara: o motivo de anunciar o rompimento sem contato é buscar uma reação do ex-, avaliar como o ex- sente, e ver se o ex- ainda está Pensando neles. As pessoas que comunicam o rompimento com o bloqueio de contatos passam os minutos, horas, dias, e semanas seguintes esperando por uma resposta do ex-, esperando que haja uma investida emotiva e apelativa reação contra sua comunicação e que irá gerar um apelo doloroso e reconciliar do ex.

Mas isso nunca acontece. Você acabou desperdiçando seu tempo e se machucando mais. É preciso dois para fazer um relacionamento funcionar, mas apenas um para quebrá-lo, e seu ex- quebrou-o. Anunciar sua retirada não vai reavivar seu relacionamento; nem mesmo curá-lo.

Anunciar que você está indo e não pretende mais fazer contato também aumenta a probabilidade de ser perseguido pelo ex- e que consequentemente iniciara um jogo de perseguição e manipulação. 

A maioria das pessoas usará o anúncio de bloqueio como uma estratégia manipulativa, pois irá interpretar como uma reação para machucá-los e tentar fazê-los sentir saudades.

Mesmo se você realmente não tem essa intenção, muitas vezes será interpretado como manipulação... e de qualquer maneira, quando você quebrar sua própria política de não-contato, você corre o risco de parecer muito bobo.

Não há necessidade de comunicar um anúncio de que não irás mais contatá-lo; 

O ex vai entender!

E se você realmente pensar, é meio estranho contatar alguém para anunciar que você não vai mais contatá-lo. Ações falam mais alto do que palavras: basta parar de fazer contato. Deixe seu ex- descobrir que você começou sem a romper com o contato, e deixe-o lidar com o vazio que isso cria.

Mas mesmo que não seja necessário, algumas pessoas acham que anunciar que não irá mais entrar em contato pode ser útil para sua própria cura. É uma maneira de desenhar uma linha na areia, para forçar a si mesmo a reconhecer que acabou, para mostrar a si mesmo que você é forte e começará a viver SUA vida por VOCÊ imediatamente.

E pode ser particularmente útil em uma situação onde o seu ex- continua a entrar em contato com você após a separação, prolongando o a relação, pois na verdade, ele continuam apenas manipulando e medindo forças para ver como você está se virando e tentando ser "amigo". 

Se você ainda está com dor e está trabalhando em sua recuperação, a pior coisa para a sua cura é o contato de sua ex. A estratégia da política sem contato irá na verdade parar o contato indesejado e para dar-lhe o espaço que você precisa para se curar.

Então eu não recomendo isso na maioria das situações, mas se você acredita que é importante em seu caso anunciar que está cessando o contato, seja para si mesmo e para a sua própria cura, faça em seguida.

Mas seja lá como você fizer não fique obcecado sobre a reação dele: apenas faça rapidamente e não espere uma resposta.

Seja Curto e impessoal!

Então, se você chegar a uma decisão de anunciar ao seu ex- uma política de nenhum contato, então como você fazer isso?

Você deve deixar claro para si mesmo que você está fazendo isso por você mesmo, e sua mensagem deve refletir em seu conteúdo e o meio de entrega-la. Você não quer nenhuma resposta de seu ex-; Na verdade, você deve ter certeza antes de enviá-lo que não há nenhuma maneira para o ex- responder. Não há nenhuma resposta possível do ex- que poderia ajudá-lo, por isso é melhor para a sua própria recuperação parar e cortar antecipadamente qualquer possibilidade de uma resposta.

Sua mensagem deve ser muito, muito curta e não tem absolutamente nada pessoal ou doce nela. Sem apelidos, sem piadas internas, sem referências a coisas que vocês fizeram juntos ou lugares foram. Não deve deixar nenhuma opção aberta para respostas, sem perguntas, sem portas abertas: afinal, esta é uma mensagem para dizer que você não quer mais contato.

E obviamente, não deve ser na forma de um telefonema; Ou SMS ou e-mail é o melhor, porque é uma comunicação unidirecional para o ex- apenas.

Um exemplo poderia ser: "Caro xxx. Vou cuidar e tirar um tempo para mim agora, então eu não vou entrar em contato com você por um tempo ou responder suas mensagem. Muitas felicidades."

Espero que este artigo tenha trazido algum esclarecimento sobre rompimentos e as razões para bloqueio e ausência de contato.


Boa sorte
por Martína Mädche, sou escritora do blog, sendo que este projeto busca inspirar e transformar as vidas de pessoas. Tenho familiaridade com as conversas internas que temos. Conheço pessoalmente o diálogo interno negativo que e se manifesta a vergonha em tudo: relacionamentos, comunicação, parentalidade, o caminhar da vida. Através de minhas experiências familiares e profissionais, procuro ajudar homens e mulheres a percorrerem o processo de libertar-se de suas lutas internas. Nesse blog encontrarão orientações, diversas práticas e treinamentos que visam dar apoio  em momentos de conflito e crise familiares. 
Caso precise entrar em contato: Martína Mädche
Advogada e Profissional de Ajuda.
Contato: martina.madche@gmail.com
Grupo de Apoio do face: Separei e Agora?
Comunidade: Martina.Mädche
Comunidade: Divórcio para Eles
Comunidade: Divórcio para Elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário