quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Para o pais dos meus filhos, hoje um estranho na família!

Para o pai de meus filhos, um estranho na família, não estou brava contigo. Estou triste por ti.

Sei que estás perdendo tudo.

Hoje quando fui levar as crianças para teu apartamento te olhei, fazia um mês que não os via e mais uma vez me dei conta da realidade. Vi o vazio que tentei encher em mim com o amor de nossos filhos. 

Vi tuas olheiras e escutei a voz baixa parecias exausto como se não tivesse dormido por muitos dias sabia que não tinhas condições de passar o fim de semana com as crianças, não tinhas as mínimas condições de assumir as obrigações com eles.

Era perceptível a tua confusão mental. Senti meu coração afundar em meu estômago e a dor começou a me consumir empurrei as crianças na tua direção a dor de vê-los indo na tua direção me rasgou mais ainda o coração.  Respirei fundo porque olhei novamente para ti e sabia que era obrigada a deixar as crianças contigo. Voltei pro carro e a dor aumentou, veio a dor das memórias uma inundação de dor...  

Eu sorri e fingi que tudo estava bem. Fingi não notar a verdade, apenas me perguntei se estas bem?
Me disseste que sim mas eu sabia...

Não estás bem.

Estás perdendo tudo.

Devias ser um homem! Um homem para as crianças olharem com admiração, com os olhos brilhando! Devias ser um homem que teu filho gostaria de ser e que tua filha admirasse e dissesse espero um dia conhecer um homem assim! Eras para ser um homem que ensinasse as crianças como ser homem! Um homem em que eles pudessem confiar.

Mas você não é.

Sei que, eles te amam, que hoje eles até te olham, mas não estás ensinando-lhes como ser homem, e eles certamente não podem confiar em ti.

Quando cheguei em casa recebi uma mensagem a noite com muitas críticas e agressões verbais... como se eu não estivesse cumprindo com meus deveres de mãe e eu sabia que estavas se recusando a admitir...

Reclamaste que as crianças estavam mal, que vomitaram... Sabia que elas estavam assustadas com medo... apavoradas com essa realidade... como sempre me entregaste eles antes do horário famintos e amedrontados. Não foi a primeira vez e não será a última.

Mesmo abrindo mão do meu tempo, serei honesta, fiquei aliviada por saber que as crianças estariam de volta mais cedo. Mesmo que não admitas e reconheças a verdadeira fonte de tua doença fiquei feliz por ter as crianças aqui em segurança protegidos pelo meu instinto de mãe, eles estavam precisando de mim e de verdade não estavas em condições de cuidar deles. Então obrigada por pelo menos, ser inteligente o suficiente para admitir que não poderias atender eles dessa vez, mesmo que não admitas o porquê.

Já não sinto raiva. Pelo menos, não da mesma maneira que antes. Agora, sinto tristeza que me consome quando te vejo. Tenho pena da tua situação e das pessoas que acreditam nas tuas mentiras e bajulações. Preferi o silêncio, deixar por isso mesmo.  

Enquanto estás ocupado apenas com a tua realidade trabalhando até altas horas e fazendo de conta que estudas para um concurso resolveste deixar as crianças comigo. Acabei assumindo todos os compromissos e tive que ajustar o meu tempo de trabalho com o tempo deles. Sim eles precisam de um tempo em que são lembrados que somos uma família, incompleta mas uma família! Eles precisam ter pelo menos um dos pais presente com toda a sua amorosidade. O que eu gostaria de verdade é que eles tivessem essa relação contigo também, mas teu tempo é outro...

Enquanto tens teu tempo... estou ensinado nosso filho a trocar um pneu de carro, ou como se pesca um peixe, ensinei a ele que ele é capaz de descer a lomba de skate... ele pode sim confiar nas habilidade dele e sentir aquele frio na barrida. Mostrei para nossa filha que mulheres trocam chuveiro, que não precisamos ter medo do escuro, que mães têm a força de um pai, e que ela será protegida...
Enquanto estas dormindo aconchegado na tua cama estou aconchegada com as crianças contanto histórias de guerreiros valentes...

Enquanto você está "namorando" várias pessoas, bem, eu amei alguém. Meu amor durou, mas para preservar nossos filhos ele não está aqui conosco. Meus amores e amigos não duram apenas um noite ou alguns momentos são amores que durarão toda a vida.
Enquanto crias desculpas, estou criando lembranças.

E estás perdendo tudo.

Quando passas o tempo com eles, escreves histórias sobre instantes  sublimes ou encantadores, desperdiça o tempo apenas com relatos de coisas engraçadas que eles disseram, esquecendo que estou com eles o tempo todo.

Sei que eles são hilariantes, encantadores, criativos, sonhadores...
Ficas surpreso com as coisas que eles sabem e publicas as novidades no Facebook .
Sei que eles são inteligentes. Sou eu quem os ensina as coisas que eles sabem.
Ficas surpreso quando vê-los abraçando e se amando, com sua união .
Sei que eles são doces. Eles aprenderam a amar comigo.
Enquanto estás vivendo egoisticamente para si mesmo, perdido nesta vida que afirmas amar, você está perdendo tudo.

Não sabe que nossa filha tem uma família de lagartas que um dia serão borboletas, e que ela gosta de ser balançada bem alto no balanço, mas só de frente porque assim ela pode ver meu rosto. Não sabe que o nosso filho gosta de ser balançado também, mas "apenas um pouquinho", porque ele quer saltar depois.  Não sabes que eles tentaram dormir em quantos separados e que quando ela fica com medo ou com saudades ela vai escondida para a cama do irmão para dormirem abraçados. Que quando eles acordam vão juntos tomar banho porque assim o nosso filho pode cuidar da temperatura da água para a irmã.  Não sabes suas comidas favoritas ou suas músicas favoritas ou seus jogos favoritos. Não sabe que todos amamos dançar juntos.  Não sabes que algumas parte de nosso filho são selvagens e fortes e outras extremante sensíveis e doces. Não sabes que nossa filha se esconde quando está envergonhado. Não sabe que eles querem  muito jogar futebol e que eles adoram lutar e treinar juntos judô, eles serão muito bom nisso.

Provavelmente não estará lá quando praticarem. Serei eu torcendo por eles, e será o meu rosto que eles procuram nas arquibancadas.

Não sabes como ensinar nosso filho a ser um verdadeiro cavalheiro, porque ele é  ainda um garoto perdido.


Você está perdendo tudo.

Quando eles nasceram, meu mundo mudou. O seu permaneceu se manteve o mesmo. Perdeste a beleza de criarmos as crianças juntos e a profundidade do seu papel. Você nunca quis esse papel, mas aceitou. E agora está perdendo tudo.
Eu não estou mais brava. Estou triste por ti. Porque TU estás perdendo tudo e  não eu.

por Martína Mädche, advogada
OAB/RS 60.281


Martína Mädche, sou fundadora do blog, sendo que este projeto busca inspirar e transformar as vidas de pessoas. Tenho familiaridade com as conversas internas que temos. Conheço pessoalmente o diálogo interno negativo que e se manifesta a vergonha em tudo: relacionamentos, comunicação, parentalidade, o caminhar da vida. Através de minhas experiências familiares e profissionais, procuro ajudar homens e mulheres a percorrerem o processo de libertar-se de suas lutas internas. Nesse blog encontrarão orientações, diversas práticas e treinamentos que visam dar apoio  em momentos de conflito e crise familiares. 


Caso precise entrar em contato: Martína Mädche

Advogada e Profissional de Ajuda.
Contato: martina.madche@gmail.com
Grupo de Apoio do face: Separei e Agora?
Comunidade: Martina.Mädche
Comunidade: Divórcio para Eles
Comunidade: Divórcio para Elas


Nenhum comentário:

Postar um comentário