segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Como terminar um relacionamento com um Narcisista

Reflexões e praticas para terminar com um narcisista 

Em minha prática tenho visto como é difícil romper com um parceiro que é um narcisista.

Divórcio de um Narcisista - primeiros passos


Quando nos relacionamos com um narcisista a paixão é tão forte que quando terminamos com ele parece que estamos desistindo de uma parte de nossos corações. Para piorar eles usam todas as manipulações possíveis para nos manter por perto como co-dependentes.  

Na superfície, os narcisistas podem parecer encantadores, inteligentes, carinhosos – são tão sedutores que sabem nos atrair para si e inclusive nos manipulam para voltar para sua vida. Entretanto, quando eles nos cortam de sua vida , se fecham dentro do seu egoísmo.  Seu lema passa a ser  “Eu, eu, eu em primeiro lugar EU! “ Tudo é sobre eles. Eles têm um senso grandioso de auto-importância e de direitos, anseiam por admiração e atenção. Também podem ser altamente intuitivos, mas usam a intuição para interesse próprio, normalmente,  manipulação.

Os narcisistas são perigosos por não terem empatia. Possuem uma capacidade limitada para o amor incondicional. Infelizmente, seus corações não se desenvolveram ou foram fechados devido a um trauma psíquico precoce, como por exemplo, ser criados por pais narcisistas, ou alguém com incapacitante emocional e espiritual. (O dano da parentalidade narcisista é excepcionalmente detalhado no Drama de Alice Miller, Criança Dotada.. É muito difícil  compreender um narcisista, pois essas pessoas têm pouca visão de suas ações e, principalmente, não se arrependem.

Para descobrir se você esteve em um relacionamento com um narcisista, pergunte-se as seguintes perguntas:

Questionário:

  • ·        Tenho estado em um relacionamento com um narcisista?
  • ·        A pessoa age como se a vida girasse em torno dela?
  • ·        Tenho que agradar para obter sua atenção ou aprovação?
  • ·        Será que toda a conversa gira em torno dele/a?
  • ·        Ele/a minimiza meus sentimentos ou interesses?
  • ·        Se eu discordo, ele/a se torna frio ou introspectivo?

Se você responder "sim" para uma ou duas perguntas, é provável que você esteja lidando com um narcisista. Responder "sim" para três ou mais perguntas sugere que um narcisista está violando sua liberdade emocional.

Os narcisistas são loucos difíceis de dobrar. São pessoas  complicadas inclusive para se alinharem com seus aspectos positivos. Ainda assim, mesmo se alguém quiser mudar, o progresso é limitado, com ganhos escassos.
Meu conselho profissional: não se apaixone por um narcisista. Nesses relacionamentos estarás  sempre até certo ponto emocionalmente sozinho. Se tens um parceiro narcisista não espere ser compreendido ou ter sua sensibilidade honrada e reconhecida. Essas pessoas amargam o amor e viveras para agradá-los.
Se estás tentando se separar de um narcisista, use esses métodos para obter o seu poder de volta.

Não se apaixone por suas manipulações

Eles usarão todos os truques para recuperá-lo, então esteja preparado . Os narcisistas são realmente convincentes. Quando estiver pronto para sair, procure renovar suas convicções e procure um futuro ser positivo e vá atrás de um amor real.


Defina limites

Narcisistas não têm empatia, nem podem sentir realmente amor, então enfrente a sua dor e suporte os dias tristes. Estabeleça limites e diga "não" a eles inclusive em seu coração. Em seguida, reúna todas as suas forças e continue caminhando para algo melhor.


Foco no futuro

Uma vez separado de um narcisista, é extremamente importante que concentre toda a sua energia positiva e pensamentos em fazer coisas boas para si e para o mundo. Não deixe sua mente vagar para o passado ou para o que ele está fazendo.


Seja amável consigo mesmo

 Seja muito gentil consigo mesmo e saiba que todos merecem um relacionamento amoroso com alguém que possa retribuir esse amor.

Minha visão sobre a vida é que cada pessoa que encontramos ao longo do caminho, amando ou não, vem para nos ajudar a crescer. Não se culpe por se envolver com um narcisista. Mas, por favor, aprenda o que puder dele, incluindo estabelecer limites saudáveis ​​e dizer "não" ao abuso, para que essa lição não seja repetida novamente. Procure aprender a se libertar emocionalmente do padrão de pessoas abusivas para que possas ter mais amor verdadeiro em sua vida.


Adaptação do texto de Judith Orloff, 
por Martína Mädche, advogada
OAB/RS 60.281


Martína Mädche, sou fundadora do blog, sendo que este projeto busca inspirar e transformar as vidas de pessoas. Tenho familiaridade com as conversas internas que temos. Conheço pessoalmente o diálogo interno negativo que e se manifesta a vergonha em tudo: relacionamentos, comunicação, parentalidade, o caminhar da vida. Através de minhas experiências familiares e profissionais, procuro ajudar homens e mulheres a percorrerem o processo de libertar-se de suas lutas internas. Nesse blog encontrarão orientações, diversas práticas e treinamentos que visam dar apoio  em momentos de conflito e crise familiares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário