quarta-feira, 23 de agosto de 2017

O dano colateral do divórcio: você pode perder alguns amigos (e a família também)

O que acontece depois da separação... Vamos falar do dano colateral da separação 



Eu gostaria muito que tivesse um ditado "Os amores vão e vêm, mas as amizades serão para sempre." Provavelmente eu esteja delirando, com certeza estou sendo muito ingênua, mas eu juro que isso é uma coisa que eu gostaria ou deveria ser. 

De qualquer forma, deve haver uma gigantesca cláusula de alerta brilhante e neon no contrato de casamento que afirma: "Se essa união terminar em divórcio, um de vocês manterá os amigos e o outro sofrerá em isolamento e miséria".

Fiz muitas das minhas amizades mais significativas durante o meu casamento. Elas incluíram sua família e amigos, mas também pessoas que reunimos ao longo do caminho. Fiquei perto dos seus amigos que pareciam formar vínculos profundos com todos nós - férias e feriados juntos, viagens de meninas, visitando um ao outro no hospital durante os nascimentos dos nossos bebês, criando nossos filhos juntos e compartilhando alguns muitos momentos íntimos, partes dos nossos corações compartilhados uns com os outros ao longo dos anos.

Até um dia - poof - eles foram embora.

Eu realmente não estava preparada para perder alguns dos meus melhores amigos enquanto passava por um divórcio. Se houver qualquer coisa que possa testar sua sanidade e perseverar, é isso. Nunca me senti tão escura, tão enterrada, em toda a minha vida. Perder o meu marido era uma coisa, uma coisa que eu escolhi, pois quis me afastar mesmo com muito pesar e dor no coração, para que todos pudéssemos encontrar a felicidade. Mas não escolhi perder minha rede de apoio, e não escolhi que as pessoas "escolhessem um lado". Nunca previ essa parte.

Acho que quando as pessoas olham pelo lado de fora, elas não entendem por que você se afastou, o julgamento se apodera, e às vezes, como no meu caso, você é chutado para longe. E é devastador. É uma dor tão afiada que paralisa e tranca o ar dos seus pulmões repetidamente. Não sabia que poderia machucar tanto. Não sabia que ao tomar uma decisão, uma decisão que eu acredito seria a melhor para minha família, me custaria tudo.

Mas sim.

E é mesmo uma merda.

Os dias mais feridos caíram nas férias de verão. Meu ex-marido e eu concordamos que ele ficaria com as crianças por um mês, e eu as teria somente passados ano novo no início de fevereiro. 

Então ele me ligou e perguntou se ele poderia ficar com eles mais cedo porque todos seus amigos e primos já estavam reunidos e queriam vê-los. Sem hesitar, concordei porque queria que meus filhos fossem felizes e sabia que isso os faria bem.

Estava totalmente preparada para deixar meus filhos ir e curtir suas férias, mas não estava preparada para o que me esperava. 

Passei o resto daquele dia torturando-me enquanto circulava pelas mídias sociais assistindo meus filhos, meu ex e todos nosso agora Seus amigos brincarem na praia, churrascos e assistirem fogos de artifício quando o sol caiu.

É como se estivesse morrido e estivesse assistindo minha velha vida através da tela do meu telefone. Ninguém me convidou, ninguém me ligou, e me senti tão pra baixo tão descartada. Os pensamentos auto-depreciativos começaram: talvez seja o que eu mereça desde que me afastei, talvez eu não seja amável, talvez ninguém tenha se importado com o jeito que pensei que fariam. Mergulhei no meu sofá e fui dormir enquanto os fogos de artifício surgiam na distância. Senti que estava encalhada numa ilha, e ninguém iria enviar um grupo de resgate.

O divórcio é uma merda.

Perdemos partes e pedaços da nossa velha vida é uma merda.

E perder amigos realmente é uma merda.

Então, sim, senti bastante desgosto, mas nem todos fugiram ou me abandonaram. Passar por um divórcio é como planejar um casamento ou se preparar para ter um bebê, você descobre quem são os amigos que desaparecem ou morrem, e isso faz você chorar rios, mas também te faz saber quem de verdade está ao seu lado. Então olhamos para as pessoas com outros olhos e é tão bom saber que existe amigos de verdade que estão do seu lado independente do que aconteça e é confortante saber que existem pessoas assim. 

Eu posso contar com uma mão quem ficou do meu lado - não os escolhi eles simplesmente me seguraram, me apoiaram sem julgamento ou expectativa. Muitas pessoas sentem como se você lhes devesse uma explicação por estar se divorciando. Eles querem saber, e muitas vezes querem escolher um lado. Mas a menos que você tenha passado por isso, ninguém entende de fato o que significa o desgaste a avalanche emocional esmagadora que é viver um divórcio, especialmente quando as crianças estão envolvidas.

Se você é quem fez a escolha de romper com a união ou não, você assume suas emoções e as emoções do seu cônjuge, as emoções dos seus filhos e, em seguida, todos os outros que sentem que você lhes deve uma explicação. Isso é muito, é demais. É muito mesmo. E não me importo com o quão fortes somos, precisamos de amigos que apenas nos ouçam sem julgamento. E agradeço a Deus pelos poucos que tenho.

Estes são os amigos que não ligam se você surta e não responde a suas chamadas por semanas - eles ainda ligam ou enviam mensagens de texto todos os dias para dizer: "Eu amo você. Estou aqui para você quando estiver pronto. Você pode me chamar. "Eles são os amigos que deixam cartões na sua porta que estão cheios de palavras de apoio e encorajamento. Eles trazem a comida e o vinho sem aviso prévio e não vão embora até você parar de chorar. Eles oferecem para tirar seus filhos das suas mãos por uma tarde, enquanto você faz sua terapia e escreve no seu caderno de terapia semanal.

Eles não saem. Eles não ficam em silêncio. Eles não se magoam e tornam o divórcio uma dor pessoal. Eles não se afastam. Eles conseguem falar sobre eles, mas também sobre você. Eles são diamantes brutos, e espero que eles saibam o quanto eu realmente os aprecio durante este momento difícil.

É inegável o Divórcio é uma merda. Mas quando seus verdadeiros amigos e familiares o levantam, o apoiam e apostam em você outra vez, esse é o troféu! Essa é a luz em toda a escuridão. 

Para meus amigos, gratidão!

por Martína Mädche, sou escritora do blog, sendo que este projeto busca inspirar e transformar as vidas de pessoas. Tenho familiaridade com as conversas internas que temos. Conheço pessoalmente o diálogo interno negativo que e se manifesta a vergonha em tudo: relacionamentos, comunicação, parentalidade, o caminhar da vida. Através de minhas experiências familiares e profissionais, procuro ajudar homens e mulheres a percorrerem o processo de libertar-se de suas lutas internas. Nesse blog encontrarão orientações, diversas práticas e treinamentos que visam dar apoio  em momentos de conflito e crise familiares. 

Caso precise entrar em contato: Martína Mädche
Advogada e Profissional de Ajuda.
Contato: martina.madche@gmail.com
Grupo de Apoio do face: Separei e Agora?
Comunidade: Martina.Mädche
Comunidade: Divórcio para Eles
Comunidade: Divórcio para Elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário