segunda-feira, 19 de junho de 2017

Casamento longo e sem sexo - Onde foi que falhamos?

Porque relacionamentos de longa data  são sexualmente frustrantes?


Esses dias estava falando com um casal de amigos, que estavam tentando melhor a relação sexual deles.

Depois de fazer um chá ele se abriu para mim, e disse com um olhar triste e frustrado: “ Depois de dos filhos...” Sua esposa com olhar para baixou ficou se mexendo de um lado para o outro na cadeira ao lado dele.  Ela conhece o final da frase: “ Desde que tivemos filhos... ela não quer mais fazer sexo comigo.”

Sei bem como é isso, sou mãe também.

Experimentei o colapso da libido pós-bebê quando minha vida sexual desmoronou. Anos depois, eu ainda estava olhando os destroços do meu casamento, perguntando o que aconteceu.

Foi também isso que me fez estudar sobre relacionamentos, sexo, crises ... foi meu próprio colapso que me inspirou a trabalhar nessa are e iniciar a escrever conteúdo sobre relacionamentos inclusive estudar mais sobre sexo.

Quando converso sobre isso com casais ambos ficam ansiosos, e geralmente um deles está ansioso para encontrar uma solução para o problema e "corrigi-lo", enquanto o outro se resignou silenciosamente à uma vida sem sexo, inclusive já se manifesta uma falta de libido em seus hormônios,o  estresse é alto, e o inevitável declínio da falta de intimidade.

Depois de limpar o vômito do seu filho no ombro da sua esposa, é difícil vê-las de forma atraente.

Felizmente, nenhuma dessas razões são a verdadeira fonte do problema.

Na verdade não é o ambiente que faz com que nossa libido e relações sexuais diminuam, ou seja, sexo insuficiente não é o problema, e sim o tipo de sexo que estão tendo – principalmente as mullheres.

Você já se perguntou porque "as mulheres não querem sexo?"

A mente feminina naturalmente assume um padrão: "Deve haver algo errado comigo". Ou então, "deve haver algo errado com ele".

Poucos dos casais se questionam e refletem que  talvez o sexo que esta sendo oferecido pode não estar sendo suficiente para ela querer mais.  

Talvez as mulheres não sejam tão surtadas, loucas ou estressadas o tempo todo para não terem disposição para uma relação sexual. Pode ser que o sexo que está sendo praticado não desperto o desejo que tanto buscamos.

Afinal, nós seres humanos somos conhecidos por corrermos atrás e lutarmos pelas coisas que gostamos, sonhamos ou desejamos.

Então, o que realmente está acontecendo?

A maneira como fomos ensinados a fazer sexo – dede a aula de sexualidade na sétima série até o pornô da cultura popular - não se baseia na forma como funcionam os corpos e as mentes  femininas ou na forma como realmente conseguimos nos manifestar.

Nenhum de nós – nem homens nem mulheres - aprendemos a ter o tipo de sexo que as mulheres adoram.

A ótima notícia é que devemos buscar novos estudos sobre como se baseia o modelo feminino de prazer.

Por que você quer mais sexo?

Muitas vezes, os casais acham que aumentar o numero de vezes que fazem sexo durante a semana ou o mês significa ter sucesso como um casal. Então procuram ansioso manter sua vida sexual de acordo com um padrão hipotético.

"As pessoas normais fazem sexo três vezes por semana, certo?" Ou "Eu vamos ser condenados se não formos um desses casais que nunca o façam!"

Os casais que desejam viver com paixão e conexão não precisam ter mais sexo porque "isso é o que fazem os casais normais". De fato, esse tipo de pressão social tende a invadir e fazer com que a libido feminina, em particular, diminua ainda mais.

Ter relações sexuais por esse motivo tende a produzir alívio " ufaaaa nós fizemos isso!", mas de fatos estamos bem distantes de ter uma verdadeira realização ou intimidade.

Casais não precisam fazer sexo porque "é o que fazem os casais normais". Precisamos ter mais sexo porque o sexo pode ser uma das experiências mais nutritivas, renovadoras e energizantes que podemos compartilhar com nossos parceiros.

Sexo bem feito pode ser calmante e relaxante. Temos a chance de liberar o controle de nossas mentes e retornar aos instintos básicos de nossos corpos. Alegria. Conexão. Desejo. Paixão. Sob as condições adequadas, podemos nos soltar e sentirmos desinibidos durante o sexo. E por fim, finalmente conseguimos para de nos preocupar com tudo e, por alguns instantes, ficamos nutridos, libertos, e poderosos.

Isso precisamente é o tipo de coisa que os pais sobrecarregados precisam mais e mais: deixar ir, relaxar, se conectar uns com os outros de uma maneira que nos deixa sentindo energizados.

Então, se o sexo é tão nutritivo, por que as mães, ou mulheres, não clamam por esta maravilhosa fonte de renovação?

A resposta é simples: quando as mulheres estão tendo o que eu chamo de "sexo convencional" - o tipo que não funciona para os corpos das mulheres - o sexo não  é renovador ou energizante.

Em vez disso, ele se torna até um tanto trabalhosos.

O sexo passa a ser “algo para agradar o outro" e/ou "algo mais para manter juntos". Esta é a última coisa que uma mãe (ou qualquer mulher) precisa.

Quase todos falham no modelo atual do sexo convencional. Os homens não recebem o toque, a conexão ou o prazer dinâmico que desejam, e as mulheres sentem-se exaustas, perseguidas e ainda mais cobradas.


O sexo pode ser uma fonte de rejuvenescimento e prazer - independentemente da idade... é só ir buscar...

por Martína Mädche, sou escritora do blog, sendo que este projeto busca inspirar e transformar as vidas de pessoas. Tenho familiaridade com as conversas internas que temos. Conheço pessoalmente o diálogo interno negativo que e se manifesta a vergonha em tudo: relacionamentos, comunicação, parentalidade, o caminhar da vida. Através de minhas experiências familiares e profissionais, procuro ajudar homens e mulheres a percorrerem o processo de libertar-se de suas lutas internas. Nesse blog encontrarão orientações, diversas práticas e treinamentos que visam dar apoio  em momentos de conflito e crise familiares. 


Caso precise entrar em contato: Martína Mädche
Advogada e Profissional de Ajuda.
Contato: martina.madche@gmail.com
Grupo de Apoio do face: Separei e Agora?
Comunidade: Martina.Mädche
Comunidade: Divórcio para Eles
Comunidade: Divórcio para Elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário