quarta-feira, 1 de março de 2017

Dicas sobre superar a solidão - Estou sozinha e agora o que fazer?

O divórcio é um momento traumático em nossas vidas e provavelmente muitos de nós um dia passarão. Não é de se admirar que durante o divórcio pessoas boas transformam-se na pior versão delas mesmos! Como advogada de família já vi de tudo. Pessoas que são inteiramente normais de repente ficam completamente fora de si - agindo de maneira até mesmo que elas se surpreendam. Partir o coração de alguém da nisso! O amor é uma montanha-russa com altos e baixos e algumas acontecem momentos muitos baixos mesmo... 

Quando passamos pelo divórcio o único desejo que temos é que termine de uma vez por todas! O que no fundo desejamos é que esse turbilhão de sentimentos que vivenciamos passe de uma vez. Normalmente antes de tomar uma decisão como estas a maioria das pessoas pensa cuidadosamente a respeito, já para outros a decisão foi realizado pelo outro, ou seja a escolha foi retirado de suas mãos. De qualquer forma, não sei se existem alguém de fato preparado para enfrentar as emoções  que transbordam e a mudança inevitável que o divórcio traz.
Há muitos sentimentos que experimentamos durante o divórcio e a maioria deles são dolorosos. Um que ouço muito é o sentimento de solidão que se apodera, especialmente quando nos encontramos em casa sozinhos depois de muitos anos de casamento.
Solidão durante o divórcio pode ser um sentimento desesperador, mas também pode ser fácil de superar, existem maneiras de preencher esse vazio - alguns dos quais podem ser autodestrutivos ou não - novos relacionamentos, álcool ou às vezes até mesmo comportamentos loucos todos concebidos para remover alguma da dor que nosso coração está sentindo.
Solidão é, no entanto, algo que podemos superar, e o truque para isso na minha experiência é uma questão de atitude. Em vez de tentar mascarar sua solidão, abrace, reconheça e até mesmo celebre. Há uma boa chance de que durante o casamento perdeste um pouco do que significa ser "você" - às vezes temos que ser - isso é o que os relacionamentos são - dar e receber. Quanto mais tempo estiverem junto, maior será a perda de seu 'próprio eu'. 
Perguntei para meus amigos, cliente, terapeuta e até mesmo aos meus seguidores de mídia social o que eles fizeram para enfrentar a solidão,  ? E foi isso que disseram -

1. ENCONTRE NOVAS AVENTURAS

Agora após o divórcio, provavelmente, terás tempo para si mesmo, talvez não estejas usando esse tempo de forma adequada, positiva! Procure resgatas sonhos! Faça algo que sempre quiseste fazer, mas talvez nunca poderia ter feito antes. Junte-se a novas pessoas, procure novas atividade esportiva ou clubes - basta encontrar algo que goste, algo que possa olhar para a frente e não tenha medo de superar seus próprios limites. Talvez  experimente dança de salão, ou surfe, pintar, ioga, caminhadas, ler, ou até quem sabe um trabalho voluntário! Faça algo - algo que não tenha feito antes e apenas veja o que acontece.

2. CELEBRE OS SUCESSOS, NÃO IMPORTA QUÃO PEQUENO SÃO

Se tem uma coisa que aprendemos com o divórcio é se concentrar em coisas boas! Quando o nosso mundo desaba o que nos resta é a simplicidade, são pequenos detalhes que nos alegram. Quando nosso coração é partido, surgem muitos desafios com ele e para superamos essa fase com dignidade, temos que encontrar muita coragem para enfrentar o medo. Para superar com mais leveza temos que nos concentrarmos em coisas boas, e não na enxurrada de sentimos ruins que tentam nos dominar. Isso não é fácil, porque durante muitos dias teremos a sensação de que não existe nada de bom nessa vida. Mas te desafio a cada final do dia escrever em um diário pelo menos uma coisa boa que aconteceu, pode ser um abraço daquele amigo querido, uma conversa gentil com um estranho, aquele chá com uma amiga, pode ser aquele cheirinho de chuva reconfortante, a brisa do carro com o vidro aberto, ou aquela risada de uma criança, até mesmo um lindo por do sol . Encontre coisas que te façam feliz e que renovem o nosso orgulho e amor próprio! Comece fazendo isso por uma semana, depois por um mês e se puder coloque isso na sua rotina, a cada noite antes de dormir anote o que te deixou feliz, orgulhoso hoje? Prometo que o mundo vai começar a parecer menos cinza, menos solitário e muito mais gerenciável! Eu fazia um post no facebock todo o dia, algumas vezes eu publicava para amigos, outras vezes deixava só para mim! Hoje quando o Facebock me notifica de minhas lembranças recebo uma gotinha de coisa boa! 

3. NÃO TENHA MEDO DE FICAR SOZINHO

Todos precisamos encontrar conforto em estar só! Afirmei muitos dias que eu me bastava para enfrentar muitas aventuras. A cura desse medo faz parte do divórcio - ganhamos o presente de nos descobrir novamente! Se de um tempo, permita-se se sentir confortável sozinho! Depois disso estarás pronta para investir em um novo amor sem levar consigo o sofrimento do anterior. Abrace a paz e a tranquilidade. Tire um tempo para apenas sentar-se ao sol, desfrutar da brisa, ler um livro e sonhe...
Divórcio significa mudança. Inicialmente, pode parecer que sua vida estará de cabeça pra baixo, um caos, especialmente se o fim do seu casamento não era sua escolha. E a melhor maneira de gerenciar o caos é começar a organizá-lo. Defina um plano - pode ser pequenas metas por dia, começa com passos pequenos. Não é necessário planejar o resto de sua vida, basta começar por planejar o próxima dia, e quem sabe a próxima semana. Concentrando-se no que queres alcançar dia a dia ou semana a semana. E comemore suas vitórias pouco a pouco, se distancie de qualquer pressão ou pessoa tóxica, viva seu momento para encontrar sua paz! Mantenha um diário para mapear seu progresso - não para registrar as coisas terríveis que está sentindo, mas as coisas boas que estão acontecendo. Quando tiver que escrever coias ruins queime depois! E não tenha medo de ficar sozinho. Todos nós sentimos dessa forma, às vezes, pegue o telefone, ligue para um amigo e fale com alguém - (me ligue se quiser!). Basta ter um bate-papo e lembrar-se de que não importa com que esteja falando nunca estarás sozinho. Nunca se esqueça de que a vida é preciosa e é importante aproveitar ao máximo cada minuto.
por Martína Mädche, advogada
OAB/RS 60.281


Martína Mädche, sou fundadora do blog, sendo que este projeto busca inspirar e transformar as vidas de pessoas. Tenho familiaridade com as conversas internas que temos. Conheço pessoalmente o diálogo interno negativo que e se manifesta a vergonha em tudo: relacionamentos, comunicação, parentalidade, o caminhar da vida. Através de minhas experiências familiares e profissionais, procuro ajudar homens e mulheres a percorrerem o processo de libertar-se de suas lutas internas. Nesse blog encontrarão orientações, diversas práticas e treinamentos que visam dar apoio  em momentos de conflito e crise familiares. 


Caso precise entrar em contato: Martína Mädche
Advogada e Profissional de Ajuda.
Contato: martina.madche@gmail.com
Grupo de Apoio do face: Separei e Agora?
Comunidade: Martina.Mädche
Comunidade: Divórcio para Eles
Comunidade: Divórcio para Elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário