terça-feira, 18 de julho de 2017

Quatro passos para primeiros socorros emocionais...

Orientações para curar dores emocionais..

Às vezes é difícil viver dentro da minha própria pele.

Em 2011 foi um ano difícil para mim decidi me separar, meus filhos estavam doentes, perdi todos meus amigos e minha família, roubaram três vezes minha casa, perdi minha empresa, meu emprego, fiquei meses desempregada, assim meu coração foi quebrado e esmigalhado diversas vezes durante aquele ano. 

Mês após mês era um novo desgosto, continuei a me afirmar corajosamente. Fui machucada e quebrada repetidamente inúmeras vezes.

Na verdade nunca tive medo de estar sozinha, mas tive medo de verdade de que nunca mais me encontraria, tive medo de nunca mais ser.

Imagine por um momento como pode ser, para manter a pouca esperança de que haja algo por aí, além de dor e sofrimento implacáveis. Para sentir que qualquer beleza que tenhamos dentro de nós, nunca mais seja apreciada. Para realmente acreditar que nada mudará, que nunca mais sairemos do fundo do poço.

Quando me encontrei neste momento, decidi que eu era suficiente. Me assentei. Me tirei do jogo. Fiz isso para me permitir realmente praticar autocuidado. Queria chegar a um ponto em que eu não me sentiria mais destroçada e quebrada. Precisava recuperar minha crença em qualquer coisa que fosse boa em meu caminho.

Fiquei nesse estado por algumas meses até anos, não sabia o que era sentir paz ou alívio, porém no momento em que pisei fora desse plano, quando tentei me afastar quando uma oportunidade surgiu de forma inesperada, foi o momento em que percebi exatamente como estava destroçada. 

Percebi que havia me colocado em um buraco muito fundo mesmo.

Não conseguia mais conviver com pessoas, principalmente estranhos sem sentir uma sensação de pavor e pânico. Fui de uma mulher perfeitamente normal, que curtia a vida em um flerte para uma pessoa quebrada tentando o seu melhor para não se despedaçar mais ainda. Percebi naquele momento quanto dano havia sido feito no passado.

Estive tão ocupada avançando e me empurrando para estar bem que não percebi que não estava bem.

Então me permiti e assumi que: "Não estou bem".

Preciso de mais amor do que nunca. Tenho mais amor em mim para dar do que qualquer um quer, e isto também está me machucando.

Era tão fácil simplesmente reparar essas rachaduras e fingir que tudo estava bem, mas com cada nova ruptura, as rachaduras anteriores só ficaram mais profundas. Tenho colocado um Band-Aid sobre um buraco de bala que está sangrando todo esse tempo.

Quando estamos com dor emocional tão profunda, nem sempre vemos a extensão total do dano. Para mim, levou uma pausa muito longa e, e mesmo quando me permiti um ressurgimento para a arena de namoro fui ver que estou longe de estar bem. Claro, que haviam outras questões estressantes da vida que exacerbam essa dor e ajudam a disfarçar sua verdadeira causa ao mesmo tempo. Nos distraímos de nos aproximarmos mais; Nós sentimos que, porque estamos funcionando/caminhando no dia-a-dia, devemos estar bem.

E ainda não estamos. Somos pessoas quebradas cuja força e perseverança também nos impedem de curar.

Quando ficamos doentes ou feridos, sabemos que precisamos de descanso e cuidados extras para curar. Nós tomamos nossos remédios ou utilizamos métodos de cura holísticos. Nós ficamos descansando mais, nos tratamos mais gentilmente e geralmente compreendemos que é preciso tempo para se recuperar de uma doença ou uma lesão. E, no entanto, quando temos doenças ou lesões emocionais, simplesmente continuamos como se nada mudasse. Nós nem sempre observamos os cuidados necessários, até mesmo a necessidade de repouso ou de descanso ou mesmo o suporte que precisamos. Raramente no permitimos a dar tempo suficiente para curar e esperamos que, em vez disso, devemos recuperar instantaneamente nossas vidas antigas.


Fazer isso - ter essa atitude em relação à dor emocional - nos impede de curar completamente.

Quando somos capazes de ver nossa dor emocional equivalente a dor física, podemos então começar a tratá-la de acordo.

Este é o primeiro passo na emergência do pronto socorro para lesões e doenças emocionais:


1. Assim como nas lesões físicas e doenças, entenda que a cura emocional leva tempo.

Tenha tempo para processar todas as emoções que surgem e verdadeiramente experimente-as. Esteja triste. Esteja bravo. Sinta a perda. Precisamos nos sentar com essas emoções sem nos julgar pela forma como sentimos ou por quanto tempo precisamos para encarar cada uma.

Me apaixonei por alguém há quase um ano, e fiquei frustrada por ainda ter esses sentimentos, continuava em pânico e insegura. Então preferiria olhar, novamente para trás e dizer: "Esse criou um buraco gigante em mim, e não tenho mais nenhum amor por ele". Isso é uma realidade. Depois parei de me julgar por sentir o que sentia por ele por demorar tanto tempo para curar esse desgosto.


2. Quando temos gripe, entendemos que o descanso é essencial para a recuperação.

Com dor ou lesão emocional, também precisamos reconhecer a importância do descanso. Está tudo bem se precisamos ir para a cama às nove horas, simplesmente porque estamos cansados ​​ou desencorajados ou temos esses corpos quebrados e pesados ​​que estamos carregando todo o dia.

Além disso, um descanso pode significar mais do que apenas dormir. Coloquei-me em uma moratória de namoro quando percebi que o estresse do namoro era realmente superior a quaisquer benefícios. Decidi que era um bom momento para me concentrar apenas em nutrir-me e seguir minhas prioridades pessoais. Foi uma decisão difícil, porque eu ainda tenho o desejo de uma conexão profunda com alguém, mas eu escolhi fazer uma pausa para me permitir o tempo de cura.

Não quero acabar escolhendo alguém quando ainda estou tão frágil e sentido e procurando ainda o meu lugar depois da ruptura. Prefiro fazê-lo de um lugar de força. Para mim, esta é outra maneira de descansar. Para outros, esse descanso pode significar estar e viajar com amigos ou familiares ou tirar férias de mídia social para se afastar de tudo.


3. Devemos entender como é a saúde emocional.


Sabemos como se comunicar de forma eficaz com os outros? Praticamos empatia e compaixão e bondade em nossas interações? Pedimos desculpas quando cometemos erros ou ferimos pessoas? Somos honestos? Perguntamos o que precisamos? Estamos vivendo ativamente uma prática de gratidão?

Nenhum de nós é perfeito, mas acho que precisamos ter uma compreensão básica da saúde emocional para nos curar neste ponto. Há aqueles de nós que nunca experimentam a saúde emocional devido a circunstâncias da infância ou traumas precoces. Se nosso objetivo é ser feliz e encontrar a paz, então precisamos saber o que é ter saúde emocional.

Mais importante, precisamos entender como, o que pensamos, dizemos e fazemos, como criamos a felicidade e a paz, também como sabotamos. Curar-nos significa saber o que parece saudável, mas não é!


4. Precisamos entender que a cura geralmente ocorre com a ajuda dos outros.

Se estamos doentes, muitos de nós procuram um médico, utilizam alguma medicação ou então possuem aqueles remédios caseiros. Fato que tomaremos algum tipo de ação para nos ajudar a recuperar um pouco mais rápido para que possamos nos sentir melhor. O sofrimento emocional não é diferente disso: precisamos de suporte. Esse apoio pode vir na forma de livros de auto-ajuda , grupos de apoio, amigos e familiares, banhos longos ou qualquer outro ritual de auto-atendimento que nos faça sentir um pouco melhor rápido.

Quando digo apoio, não quero dizer dependência química ou comportamentos pouco saudáveis ​​que simplesmente mascaram como estamos sentindo e impedem o processo de cura. Quero dizer apoio verdadeiro. Uma longa conversa com um amigo. Uma caminhada na natureza. Uma prática de yoga ou meditação. Tempo gasto em oração ou com nossa forma particular de expressão de fé. Por que muitas vezes esperamos recuperar da luta emocional sozinho, mas não tratamos nossas doenças físicas da mesma forma, não é? Não vamos deixar um caso de gripe ou um osso quebrado durar meses e meses sem tentar nos ajudar a nos sentir melhor? Claro que não faríamos!

Quando cheguei a um ponto em que minha esperança quase desapareceu, sabia que era hora de abordar as emoções que eu realmente não tinha permitido curar. Em vez de continuar me sentindo quebrada ou derrotada desistindo de tudo, decidi entrar para dentro de mim para encontrar minha força e coragem, fui buscar me cercar das pessoas positivas e solidárias que compõem minha tribo.

As taxas de suicídio geralmente aumentam à medida que nos aproximamos da temporada de férias. Ofereço essa lista com a esperança de que ela possa beneficiar aqueles que se encontram nesse ponto, onde a esperança está a cintilar.

Quando chegamos a um ponto em que nos sentimos mais quebrados do que inteiros, espero que possamos nos lembrar de nos permitir a ter um tempo para curar, nos entregar para aquilo que precisamos, para entender como será a cura, para que possamos trabalhar com esse objetivo.

Espero que possamos olhar tanto para o interior como para o exterior para recebermos o apoio que possamos exigir e receber para sobreviver a tudo isso.

por Martína Mädche, sou escritora do blog, sendo que este projeto busca inspirar e transformar as vidas de pessoas. Tenho familiaridade com as conversas internas que temos. Conheço pessoalmente o diálogo interno negativo que e se manifesta a vergonha em tudo: relacionamentos, comunicação, parentalidade, o caminhar da vida. Através de minhas experiências familiares e profissionais, procuro ajudar homens e mulheres a percorrerem o processo de libertar-se de suas lutas internas. Nesse blog encontrarão orientações, diversas práticas e treinamentos que visam dar apoio  em momentos de conflito e crise familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário