terça-feira, 20 de dezembro de 2016

A Mulher Narcisista e seus comportamentos

A Mulher Narcisista
Martína Madche


Estatisticamente 75% dos narcisistas são homens e em geral são pequenas as diferenças entre seus comportamentos. Só que na manifestação do narcisismo existe algumas diferenças, pois enfatizam coisas diferentes. Por exemplo, via de regra os homens enfatizam o intelecto, o poder, a agressão, o dinheiro ou status social. As mulheres tendem a enfatizar o corpo, olhares, o encanto, a sexualidade, “traços” femininos, do lar, ou seus filhos ou de seus filhos.

As mulheres narcisistas se afirmam ou com seu corpo, podendo inclusive podem manifestar anorexiia nervosa ou bulemia. Ou então ostetam e exploram os seus encantos físicos, sua sexualidade e sua vida social e cultural afirmando sua “feminiliade”. Elas garantem sua fonte de idolatria através do seu papel mais tradicional de gênero, a casa as crianças, as carreira, adequadas, seus maridos/esposas, seus traços femininos e seu papel na sociedade, etc.

Outra diferença e a forma como reagem ao tratamento. As mulheres são mais propensas a se envolver em terapia, porque via de regra, é mais comum às mulheres a admitirem seus problemas psicológicos. Os homens estão um pouco menos inclinados a divulgarem seus problemas (devido ao machismo enraizado) – não significa necessariamente que eles são menos propensos a admitir para si mesmo seus conflitos emocionais.

A regra geral da pessoa narcisista não pode ser esquecida: o narcisista usa tudo ao seu redor para obter o seu (ou sua) fonte de idolatria narcísica. Via de regra nas mulheres essa fonte se torna um filho devido a forma como nossa sociedade ainda está estruturada e ao fato que as mulheres são ainda as únicas a darem a luz. É mais fácil para a mulher pensar em seus filhos como sua extensão porque uma vez que na verdade eram suas extensões físicas pois estavam conectados no útero havendo assim uma inteiração mais intensa e extensa.

A mulher narcisista respeita seus filhos como fontes significativa para seu ego, enquanto o narcisista masculino é mais propenso em considerar seus filhos como um incômodo e não como uma fonte de gratificação e abastecimento. Como ainda vivemos em uma sociedade de desigualdades, os homens tem diversas fontes narcísicas para seus egos, já a mulher luta para manter a sua mais confiável fonte de abastecimento que são seus filhos. Então ela inicia desde cedo uma doutrinação insidiosa, culpa, sanções emocionais, privações e outros mecanismos psicológicos, ela tenta induzir uma dependência neles que não pode ser facilmente rompida. Não há diferença na psicodinâmica comportamental entre o narcisista homem e mulher e sim há diferença em suas escolhas de fonte narcísica.

A mulher narcisista exerce a mesma técnica de controle que o narcisista homem, são emocionalmente abusivo, são mestres em “controle” através da força verbal, um raciocínio aguçado e chantagem emocional. Esse tipo de pessoa se agarra ao seu sistema de crenças, não importam quantas vezes for confrontada com provas contrarias, por mais errados que estejam mais drama e indignação irão exibir.

Aqui estão algumas táticas de controle comuns de uma mulher narcisista:

  1.   A mulher narcisista começa uma conversa ou ataque com um tópico. Quando você começar a apresentar fatos que são contrários as suas crenças, por mais verdadeiros que sejam para ela é um engodo, você nunca tem razão. Ela sai pela tangente, muda de assunto ou faz uma nova acusação. Enquanto você ainda esta defendendo o seu pontoo de vista original ela já tirou da cartola mais uma série de problemas, culpas e tópicos podendo inclusive serem completamente alheios.
  2.  Ela manda calar a boca! Ao explicar os seus sentimentos ou ponto de vista, este tipo de mulher pode brutalmente dizer lhe que pare.. “cale a boca”! O narcisista não pode lidar com a verdade, eles não medem esforços para negar e destruir a outra pessoa.
  3. Xingamentos! Este é o último recurso dos narcisista e outro valentões. Se eles não podem defender sua posição ou seus comportamentos, eles recorrem a ataques pessoais baseados em emoções. É outra técnica de distração que desvia do ponto original da disputa por colocá-lo na defensiva.
  4. Projeção! Elas acusam e responsabilizam suas vítimas por ações ou pensamentos que elas causaram e são culpadas. Este é um mecanismo de defesa primitivo. Por exemplo uma vez escutei uma mãe culpando a filha pelas festas de aniversário que teve que fazer na infância....
  5. Divisão! O narcisista enxerga o mundo como se fosse tudo ou nada, bem contra o mal, preto no branco. Ele tem pouca capacidade de compreender um contexto ou uma nuance. Ou você vê as coisas à sua maneira ou você deve ser invalidado. VocÊ não pode concordar e discordar com esse tipo de mulher. Qualquer crítica, diferença de opinião ou desafio à sua autoridade é viso como uma ameaça e você será tratado de uma forma, de modo a ser desvalorizada e demonizada. Este é o outro mecanismo de defesa primitivo.
  6.  Preparar e atacar! Para um narcisista não é o suficiente haver discórdia ou desprezo. Todos as outras pessoas no seu mundo incluindo sua própria família e amigos, devem ser odiados e derrotados por estarem errados.
  7. Gaslighting! As mulheres que usam essa tática negam coisas que falaram e fizeram (e muitas vezes a vítima das mesmas transgressões que elas cometeram). Elas distorcem a realidade afirmando que o evento nunca aconteceu... (você imaginou... você deve estar louco) até que você comece a duvidar de sua própria sanidade...
  8. Gritos! Não há lógica! A mulher narcisista e emocionalmente abusiva quando mais errada ela estiver mais aumentará o tom de voz/ou mais teimosa ela fica. Seu nível de falsa indignação, vingança e retirada emocional é na proporção direta a forma como enfrenta você. Ela vai para cima, gritando, repetindo as mesmas afirmações simplistas, emocionalmente carregadas até que ela abafe a razão, ou simplesmente se retira com ignorância até que você envie um pedido de desculpas pelo seu “crime”.
  9. Culpa e vergonha! O narcisista culpa os outros por tudo o que está errado em sua vida e nunca considera como ele próprio contribuiu para a situação ou qual a sua responsabilidade, inclusive se estão infelizes nunca foi culpa deles... há sempre algum culpado. Eles transferem a responsabilidade para você parecer ruim ou louca, sempre fazendo um esforço para que no final estejas envergonhado e culpado.
  10. Descarregando na vítima. Quando a mulher narcisista é colocada contra a parede ou suas desonestidade vem a tona não podendo negá-la, elas dão uma volta, e jogam a justificativa e a responsabilidade de sua conduta na vítima. Elas afirmam que apenas reagiram a uma agressão e que estão sendo injustamente atacados, portanto agiram em “legitima defesa”, pois elas sempre defendem a verdade, são as mais honestas,corajosas e integras. São praticamente iluminadas!

Com amor 
Martína Mädche 

Texto original de ,  
adaptado por Martína Mädche, advogada

OAB/RS 60.281
Martína Mädche, sou fundadora do blog, sendo que este projeto busca inspirar e transformar as vidas de pessoas. Tenho familiaridade com as conversas internas que temos. Conheço pessoalmente o diálogo interno negativo que e se manifesta a vergonha em tudo: relacionamentos, comunicação, parentalidade, o caminhar da vida. Através de minhas experiências familiares e profissionais, procuro ajudar homens e mulheres a percorrerem o processo de libertar-se de suas lutas internas. Nesse blog encontrarão orientações, diversas práticas e treinamentos que visam dar apoio  em momentos de conflito e crise familiares. 
Caso precise entrar em contato: Martína Mädche
Advogada e Profissional de Ajuda.
Contato: martina.madche@gmail.com
Grupo de Apoio do face: Separei e Agora?
Comunidade: Martina.MädcheComunidade: Divórcio para Eles
Comunidade: Divórcio para Elas

Nenhum comentário:

Postar um comentário