terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Levantamento Financeiro para o Divórcio! Que informações levar para o Advogado!

Documentos necessários para o divórcio - parte contábil e financeira!


Você está se preparando para o divórcio e será necessário consultar um advogado, pergunta: Quanto a vida financeira do casal o que o advogado precisa saber?

Martína Mädche
Responda: Antes do início do processo é necessário apresentar alguns documentos ao seu advogado entre eles: imposto de renda e qualquer documento que demonstrem as fontes de renda; documentos relacionados com qualquer dívida conjugal, relação e documentos que demonstrem patrimônio avaliação de imóveis e documentos de veículos. 

É importante que você forneça um arquivo completo e organizado com todos os ativos e passivos (patrimônio e dívidas). Uma organização contábil e patrimonial facilita a negociação do divórcio! A transparência patrimonial e financeira agiliza a fase processual, já que elimina a fase de investigação! Assim sugiro uma organização documental com as seguintes categorias!

RENDA:
  • Martína Mädche
    Seu salário, além de todas as fontes de renda ao longo do último ano. Se você é autônomo além do imposto de renda sugiro que peça ao seu contador uma declaração de rendimentos!
  • Tente também obter estes documentos do seu cônjuge; imposto de renda, contracheque, recibos se for autônomo, enfim os documentos que demonstram os rendimentos, extratos.
  • Caso você e seu cônjuge possuem um negócio próprio é necessário apresentar toda documentação do negócio, como salários, qual a situação da empresa, registros de cheques, extratos bancários, cheques cancelados, recibos de pagamento, demonstrações financeiras e demonstrações contábeis como (lucros/perdas) como são divididos os lucros, qual o patrimônio da empresa, enfim tudo que diz respeito ao negócio.
  • No mínimo, cópias de suas declarações de impostos conjuntas ou individuais, dos últimos três anos.
  • Cópia de demonstrações financeiras ou demonstrações de patrimônio líquido com a finalidade de garantir empréstimos bancários ou para qualquer outra finalidade, ou seja, extratos de aplicações, poupanças ou investimentos documentos que comprovem recebimento de alugueis!
  • Por fim tenha qualquer informação que você ache pertinente e que irá ajudá-lo a estabelecer o seu patrimônio líquido, o patrimônio líquido de seu cônjuge, sua renda, e a renda do seu esposo.
IMOBILIÁRIA:
  • Quaisquer documentos que mostram a descrição legal de qualquer propriedade imobiliária em conjunto ou separadamente. Estes podem ser obtidos nos registros de imóveis, ou imobiliárias!.
  • Contratos de financiamento de imóveis, terrenos, lojas enfim tudo que está vinculado a patrimônio imobiliária!
  • Todos os documentos relativos à compra inicial do imobiliário, pode ser recebidos, contratos de compra e venda (contratos de gaveta)
  • Se o imóvel foi refinanciado fornecer todos os documentos relativos ao refinanciamento.

Martína Mädche

POUPANÇA e contas-correntes:
  • Extratos das cadernetas de poupança e contas individuais ou contas conjuntas;
  • Extratos bancários dos últimos 2 anos, assim como aplicações e rendimentos.
SEGURO DE VIDA:
  • Quaisquer apólices de seguro de vida seu, de seu cônjuge ou de seus filhos, assim como documentos que indicam um saldo de caixa ou empréstimos.
DIVIDAS:
  • Uma lista detalhada de todas as dívidas em seu nome ou o nome do seu cônjuge.
  • Uma lista de todas dívidas pendentes, incluindo cartões de crédito, contas médicas e quaisquer outros empréstimos.
AUTOMÓVEIS:

  • Documentos dos carros, consórcios enfim qualquer documento relacionado a compra de produtos móveis de alto valor, podem ser motos, barcos, equipamentos agrícolas, ou outros veículos pertencentes a você ou seu cônjuge

Martina MädcheEstas páginas são elaboradas para ajudar a curar, superar e seguir em frente!
Caso precise entrar em contato: Martína Mädche
Advogada e Profissional de Ajuda.
Contato: martina.madche@gmail.com
Grupo de Apoio do face: Separei e Agora? 
Comunidade: Divórcio para Eles 

Nenhum comentário:

Postar um comentário